terça-feira, janeiro 24, 2006

A idade da inocência 2 – “Epílogo”

Aos 66 anos, 6 meses e 6 dias (notem a referência ao número do diabo!), Cavaco Silva acaba de se tornar o mais idoso candidato a ser eleito Presidente da República, desde que alguém resolveu começar a chamar a este regime uma democracia.
Só o facto de ter concorrido contra Soares pode fazê-lo parecer mais jovem.
Se se mantiver a “tradição democrática” portuguesa de um PR cumprir 2 mandatos, o “Criador do monstro” deverá comemorar em Belém a festinha das suas formosas 76 primaveras. Duvido que no programa desse esperado dia esteja a subida a um coqueiro.
Podia começar aqui a fazer prognósticos para os candidatos às eleições de 2016 (onde Mário Soares deverá estar, de novo, na 1ª linha), mas não irei por aí.
A mensagem que queria aqui deixar é outra e é de elogio ao eleitorado português.

Parece-me extraordinária a votação de Manuel Alegre face a Soares. Uma boa parte dos votantes distinguiu perfeitamente que numa eleição presidencial se vota numa pessoa e não num partido, e mandou às urtigas a “disciplina partidária” imposta por Sócrates. É claro que para isto muito contribuiu o absurdo deste apresentar o avô Soares como candidato.
É curioso ver que as melhores votações de Alegre se registaram em concelhos tradicionalmente comunistas (é conhecido o ódio que os comunas têm a Soares, que levou muitos a votar Alegre só para este ficar à frente do bochechas) e que nesses concelhos Jerónimo de Sousa é o 3º mais votado, atrás de Alegre e Cavaco. Mas ao mesmo tempo, a nível nacional, Jerónimo não perdeu votos! (será que se pode chamar a isto o milagre da multiplicação?…)
Bom, chega de política. Vou apenas desejar que Cavaco seja um bom presidente do conselho… quero dizer, da República…

quinta-feira, janeiro 19, 2006

BD à Presidência!


Ao ver as vossas considerações sobre a hipótese do Ideafix concorrer à Presidência da República das (ou dos) Bananas, a minha fértil imaginação (fértil, porque é só esterco) vagueou até às histórias de Goscinny & Uderzo e procurou encontrar personagens para cada um dos actuais candidatos a PR.
Para o Mário Soares, veio-me logo a imagem do Chefe da aldeia gaulesa, Abraracourcix. Além das semelhanças físicas, como a proeminente barriga, Soares já foi o nosso “chefe da aldeia” durante 10 anos, também tem sempre alguém para o carregar em ombros em qualquer das suas deslocações e apresenta já uma tendência para a senilidade, que Abraracourcix espelha no seu medo que o céu lhe caia em cima da cabeça!
Manuel Alegre terá de ser Assurancetourix – o bardo! Aliás, acho que foi a esta personagem que Alegre foi buscar a célebre frase: “A mim, ninguém me cala!” É o poeta que o resto do pessoal da aldeia já não tem paciência para ouvir.
Cavaco Silva, com o seu ar sinistro e esfíngico terá de ser Júlio César, esse tirano que, com o seu enorme exército (de incautos eleitores), se prepara para invadir a pacata aldeia gaulesa! Neste momento (e tendo em conta as sondagens), só uma poção mágica nos pode salvar!!
Mas, onde está o druida Panoramix? Onde estão os nossos heróis, Astérix e Obélix? Não parece haver salvação possível…
Poderiam Jerónimo de Sousa ou Francisco Louçã ser um destes personagens? (“- Então e eu? E eu? – diz Garcia Pereira – porra, que até nestes blogs que ninguém lê se esquecem de mim!! Isto só pode ser uma conspiração!!)
Não, Jerónimo ou Louçã só podem desempenhar papéis menores e algo patéticos, como, por exemplo, o do vendedor de peixe, Ordinalfabetix. Nunca poderão ser heróis (até porque já não estão em idade de trilhar caminhos como os do Durão Barroso, que os levaria a governar todo o império romano e arredores).
Mas… herói pode ser o Ideafix! Pode aproveitar o facto do “grande tirano” não o ver nem saber quem ele é e alterar o rumo da história!
-Vai, Ideafix! Encontra o Panoramix e traz-nos a poção mágica! Livra-nos destes romanos, que só podem estar loucos!!

terça-feira, janeiro 17, 2006

GOOD NEWS !!!!!!


Carissimos bloggers continuem a expor as vossas ideias e ideais por mais doidas/os que sejam pois graças a isso o nosso blog continua em grande e sempre a subir desde que nasceu.

Obrigado pela vossa cooperação

Os Homens do Presidente

Ao ler o texto do Alho fiquei sucessivamente perplexo, desagradado, indignado... e quando estava a começar a ficar revoltado pela, aparentemente estupida, "regra dos 35 anos".... comecei a ler o texto do nosso amigo Ideafix.

E, rápidamente passei dos sentimentos que vos descrevia, para um de alegria, seguido pelo entusiasmo e, neste momento, roçando a euforia!!

O Ideafix tem 36 anos!!! Ele pode ser Presidente!!!

E nós... nós poderemos ser... OS HOMENS DO PRESIDENTE!!!! Não sei o que isso pode querer dizer, nem sei se poderá ser bom, mas parece-me um título pomposo e importante!!!

Primeiro teríamos que recolher as 7.500 assinaturas (o que não me parece nada difícil, tendo em conta que o Garcia Pereira o conseguiu - será que vai ter essa quantidade de votos?!?!)

Depois... A CAMPANHA!!!!!!

Já estava a imaginar o Cá vai alho, o Karpediem, eu (o Tiger) e o MiguelA (alguém sabe onde anda? ainda tem um debate por concluir!) a aparecermos nos tempos de antena, que seriam mais ou menos assim:

Karpediem: "Eu vou votar Ideafix porque.... porque sim!"

Tiger: "Ele é o único candidato em que me revejo: um desenho animado"

Cá vai alho: "Com ele todos os portugueses vão poder mandar os legumes que quiserem... cá vai alho, cá vão bróculos, cá vão... pepinos!!!"

MiguelA: "Com ele estaremos preparados para enfrentar todas as catástrofes que, inevitávelmente, nos vão acontecer!"

E depois de ser eleito? Cada um de nós será reconhecido pelo desinteressado e amigo apoio que lhe demos durante a campanha. Todos teremos direito ao nosso tacho... ao nosso próprio, pessoal e intransmissível (ou transmissível - estamos num País livre, cada um dá o que quer) TACHO!!

Mas continuei a ler o texto do Ideafix... e veio o desapontamento, a desilusão, a profunda tristeza de perceber que ele não quer ser candidato, ele não é candidato, ele não quer ser o nosso Presidente.

Mas isto pareceu-me familiar... já tinha o ouvido... depois de puxar pela cabeça lembrei-me que as ultimas pessoas a quem tinha ouvido este discurso... neste monento são candidatos! E voltou a alegria... o entusiasmo... a euforia...

Mas caí na realidade. Apercebi-me que o Ideafix já não vai a tempo de se candidatar... a campanha já está a decorrer... as eleições são já no próximo fim de semana... e vamos ter de escolher entre um destes 6... teremos que esperar mais 5 anos!

Será que Portugal pode esperar?

O significado da Vida

Hoje sinto-me perdido no tempo...

O ser humano regra geral tem uma tendência para se preocupar com a vida, ou seja, a titulo de exemplo - se for despedido, o que é que vai ser de nós... se não conseguir o empréstimo para o carro como é que vamos continuar a andar neste "xasso" velho... o meu filho faz anos e tenho que encontrar a consola Sony Playstation versão 15 com 300 P de velocidade e o jogo phantom...

No outro dia, por uma razão que poucos conhecem, levou-me a pensar na vida e na sua certeza - a morte-. Sim e como qualquer ser humano que sou, é a unica coisa certa que tenho mas não sei quando é que ela me vai aparecer .... (espero que ainda falte muito tempo)

Neste momento, quem estiver a ler o post (não devem ser muitos) podem pensar que está a ser um pouco morbido, mas quis falar sobre isto porque no fundo a mensagem que pretendo passar, é que qualquer um deve aproveitar a vida da melhor forma tentado "mandar para trás das costas" as preocupações (sim que elas vão sempre existir mas cada preocupação que conseguimos resolver é mais um passo que damos na nossa vida) e ter a moral sempre em cima .....

Agora cada um que pense na "Moral sempre em cima"

sexta-feira, janeiro 13, 2006

A idade da inocência

A propósito da resposta que Mário Soares deu a um jornalista (cujo vídeo acabo de receber, por e-mail, pela 10ª vez...), questionado sobre uma alarvidade disparada por Ribeiro e Castro (doravante designado "O Chacal"), é impossível deixar de associar esta gaffe à provecta idade do seu emissor.
Não questiono a capacidade intelectual que Mário Soares demonstrou ao longo da sua vida. Questiono-a no momento actual, em que pretende ser Presidente deste cantinho à beira-mar plantado [mais conhecido por República das(ou dos) Bananas].
Há quem diga que "ele é como o vinho do Porto" ou "velho está o Cavaco, que mais parece uma múmia". Aliás, se fossemos uma tribo índia, seria sempre o ancião a ser eleito...
Mas a questão que eu gostaria de aqui levantar é um pouco diferente:
Legalmente, Soares (ou mesmo Fernando Pessa, se ainda tivesse vida para dizer "E esta hein?") tem idade para se candidatar a Presidente da República, enquanto que os bloguistas (esta palavra existe?) deste espaço, não!! (excepto talvez o Ideafix, de quem desconheço a idade)
Entre outros requisitos, existe uma idade mínima para que um cidadão nacional se possa candidatar à presidência (35 anos), mas não existe uma idade limite que o impeça.
E aqui começo as provocações:
Será que a estrutura mental ou mesmo a personalidade de uma pessoa com menos de 35 anos ainda não está formada? E porquê 35 anos? Porque não 30? Ou 40? Ou porque não 18, que é a idade a partir da qual somos eleitores? É claro que não estou a ver um puto de 18 anos a ser eleito, mas isso será sempre de acordo com a vontade dos eleitores, que, por lei, aos 18 já têm essa capacidade de decidir!
E posso também "provocar" em sentido contrário:
Porque é que não é estipulada uma idade máxima para o exercício de altas funções de Estado? (e não só)
Se existe uma idade máxima para a aposentação (se não estou enganado, na função pública uma pessoa é reformada compulsivamente aos 70 anos), porque não ser imposta também uma idade máxima para assumir um cargo público? (seja este via voto popular ou não)
Eu excluo-me já da possibilidade de uma candidatura a Belém. É que ainda estou na idade dos porquês...

sexta-feira, janeiro 06, 2006

Cavaco e Soares e Companhia

Debate XXVII, no Canal 18, onde estão presentes todos os candidatos, todos os seis !!!

MMG (Manuela Moura Guedes) - Boa noite, eu sou a Manuela Moura Guedes !
GP (Garcia Pereira) - E eu sou o Garcia Pereira !!!!
MMG - Esteja calado homem, que a si ninguém quer conhecer.
MA (Manuel Alegre) - Aha, se é assim que a esquerda é tratada neste canal, vou-me já embora. Recuso-me a debater num canal que trata a esquerda, a verdadeira esquerda abaixo de cão.
GP - Camarada Alegre, agora fiquei tocado, não estava nada à espera dessa sua defesa.
FL (Francisco Louçã) - Que esquerda é esta que vai da direita à esquerda sem tocar pelo centro ? São estes os candidatos que queremos ter em oposição a uma direita autista e fascista ?
CS (Cavaco Silva) - Isso é comigo ?
MS (Mário Soares) - Claro que é consigo. Voçê é que é o candidato da direita, representante dos valores do fascismo, do capitalismo e dessas coisas más.
CS - Mas voçê é que é o Homem do Capital. É só casas e mais casas, fundações, livros e obras de arte. Eu só tenho o meu T2 ali nos Prazeres e pouco mais.
JS (Jerónimo de Sousa) - Olhe que não, olhe que não. Os seus financiadores devem estar a pagar-lhe pouco, devem, devem.
CS - E os seus, quanto é que lhe pagam. O saco azul do comunismo vai até onde ?
FL - Saco azul é ali com o camarada Soares e o seu PS. Muito verdes, muito verdes, até chegarem a Felgueiras. Nós, no Bloco de Esquerda nunca usámos sacos azuis.
MS - Mas isso é porque nunca tiveram oportunidade. Voçês não ganham eleições.

to be continued...

Benvindos

Olá Cá Vai Alho e Ideafix.

Gostaria de vos dar as boas vindas ao nosso blog centodoce em que a nossa única preocupação é dizer o que nos vai na alma. Por isso espero que levantem temas que não concordam ou que gostavam de saber mais, por isso fica aqui já uma dica se quiserem escrevinhem (todos nós) o que pensam sobre as nossas presidencias e a última polémica "quem financia quem, será gente humilde ? empresa ?"

Aguardo participações, pois só assim mantemos viva a nossa liberdade de expressão e o nosso blog.

Saudações centoedocinas

Karpe!

quinta-feira, janeiro 05, 2006

O Chato

Estava o País ainda a recuperar dos excessos de mais uma passagem de ano e empenhado em prolongar, pelo menos até ao dia de reis, o simpático espírito natalício e confrontam-nos com uma notícia destas!!!

O Senhor Governador do Banco de Portugal anda cada vez mais insuportável. Desta vez vem-nos dizer que, pelo 6º ano consecutivo, Portugal vai crescer abaixo da média da União Europeia!!!

Mas quem é que ele pensa que é para estar sempre a importunar-nos com estas notícias?!?! Será que ainda não percebeu que nos estamos todos a borrifar para essas coisas? O que verdadeiramente queremos é acompanhar as complexas tramas das novelas da TVI, rir com as figuras tristes dos pseudo-vips dos realities e saber se o Simão vai, ou não, continuar no Benfica. Isso sim, interessa verdadeiramente aos portugueses!!

Será que esse senhor ainda não percebeu que se está a tornar bastante maçador com as constantes notícias àcerca da suposta dramática situação do País? Um dia é o défice, outro a perda de competitividade, outro a falta de crescimento económico... mas que melga!!

Mas pode desistir, pois nós cá continuaremos a rir e bailar... que essa conversa de crise é coisa lá dos economistas, esses cinzentões que não se sabem divertir nem ver as coisas belas da vida!

terça-feira, janeiro 03, 2006

Obrigado Carpe Diem!! Obrigado Centoedoce!!

Não há nada melhor do que começar o ano a agradecer aos amigos... agradecer a dedicação, a amizade, o carinho, o apoio nas horas difíceis, o incentivo encorajador no momento exacto, as palavras sensatas e reflectidas nos momentos de maior euforia... enfim, agradecer o facto de existirem, de estarem ao nosso lado e de serem verdadeiros... AMIGOS!

Estas palavras são para ti, por tudo aquilo que mostraste este ano...

E também por teres tido a brilhante ideia de lançares este blog e me teres dado a oportunidade de colaborar nele. Ajudaste-me a descobrir um novo prazer, um novo vício... o de partilhar com o mundo inteiro as nossas ideias, opiniões, angustias, preocupações, alegrias, tristezas... ou simplesmente a oportunidade de ter um local que me permite pousar os dedos sobre o teclado e deixá-los vaguear sobre as teclas ao sabor dos ventos transmitidos pela minha alma... por vezes tempestades... outras leves e reconfortantes brisas... enfim o estado de espírito de cada dia!!!

Assim, não tens nada que me agradecer... a minha dedicação a este blog não foi mais do que o libertar o que ía aparecendo cá dentro... e também uma forma de evitar que acontecesse uma coisa que, inconscientemente, muito temia: o fim deste espaço!!!

Portanto, tenho que deixar aqui um pedido para 2006. Um pedido não só a ti, mas também aos outros membros (incluindo os dois mais novos, a quem desde já dou as boas vindas): ajudem-me a não deixar este espaço morrer... vão ver que não é um sacrifício... daqui a uns meses vão chegar à mesma conclusão a que eu cheguei: afinal o principal beneficiado é cada um de nós... faz-nos tão bem estes momentos de introspecção...

Obrigado Carpe Diem! Obrigado Centoedoce!!

Ano novo, novo membro

10, 9, 8, 7, 6, 5, 4, 3, 2, 1....
Salta a rolha do champanhe!!
A multidão delira!!
O Vidal bebe mais um copo!!
É motivo para celebrar!!
O centoedoce tem um novo membro!... e sou eu!...

Ah... e também houve a passagem de ano.
Já agora, faço meus os votos do carpe diem.
E... "saúdinha... isso é que é preciso"!



segunda-feira, janeiro 02, 2006

Ano novo, ideias novas

2005 Já lá vai...

Agora é tempo de olhar para 2006 e ter sempre aquele "velho" pensamento « ano novo vida nova»

E porquê? Será porque nós gostamos de pensar que no inicio de um novo ano tudo começa, e é aí que devemos tentar ser mais responsáveis, organizados, esperançados, pensar “que este ano vai ser sempre melhor que o outro”...

Acho que no início de um novo ano, devemos sempre manter um espírito de luta, feliz por nos sentirmos vivos, estarmos perto de quem gostamos e ter objectivos para o futuro tais como umas férias, um casamento, uma família maior ou até mesmo um fim de semana longe da confusão ou uma noite passada entre amigos. E é por estes prazeres todos que a vida nos oferece, que se deve aproveitar as coisas sempre e nunca pensar que amanhã o dia poderá ser mais propício, limitem-se a viver todos os dias.

O mais engraçado deste post (podem não achar piada mas eu achei), é que eu só queria dizer que com a entrada do novo ano achei por bem mudar a imagem do nosso blog que já existe há 6 meses e dar os parabéns ao nosso amigo tiger pelo que fez no fim de ano e porque graças à sua boa vontade e de um “suposto” desconhecido (vejam os comentários) conseguiram manter o site “vivo”.

Já agora FELIZ 2006 e que este ano este blog seja mais activo e com mais leitores.