quinta-feira, janeiro 19, 2006

BD à Presidência!


Ao ver as vossas considerações sobre a hipótese do Ideafix concorrer à Presidência da República das (ou dos) Bananas, a minha fértil imaginação (fértil, porque é só esterco) vagueou até às histórias de Goscinny & Uderzo e procurou encontrar personagens para cada um dos actuais candidatos a PR.
Para o Mário Soares, veio-me logo a imagem do Chefe da aldeia gaulesa, Abraracourcix. Além das semelhanças físicas, como a proeminente barriga, Soares já foi o nosso “chefe da aldeia” durante 10 anos, também tem sempre alguém para o carregar em ombros em qualquer das suas deslocações e apresenta já uma tendência para a senilidade, que Abraracourcix espelha no seu medo que o céu lhe caia em cima da cabeça!
Manuel Alegre terá de ser Assurancetourix – o bardo! Aliás, acho que foi a esta personagem que Alegre foi buscar a célebre frase: “A mim, ninguém me cala!” É o poeta que o resto do pessoal da aldeia já não tem paciência para ouvir.
Cavaco Silva, com o seu ar sinistro e esfíngico terá de ser Júlio César, esse tirano que, com o seu enorme exército (de incautos eleitores), se prepara para invadir a pacata aldeia gaulesa! Neste momento (e tendo em conta as sondagens), só uma poção mágica nos pode salvar!!
Mas, onde está o druida Panoramix? Onde estão os nossos heróis, Astérix e Obélix? Não parece haver salvação possível…
Poderiam Jerónimo de Sousa ou Francisco Louçã ser um destes personagens? (“- Então e eu? E eu? – diz Garcia Pereira – porra, que até nestes blogs que ninguém lê se esquecem de mim!! Isto só pode ser uma conspiração!!)
Não, Jerónimo ou Louçã só podem desempenhar papéis menores e algo patéticos, como, por exemplo, o do vendedor de peixe, Ordinalfabetix. Nunca poderão ser heróis (até porque já não estão em idade de trilhar caminhos como os do Durão Barroso, que os levaria a governar todo o império romano e arredores).
Mas… herói pode ser o Ideafix! Pode aproveitar o facto do “grande tirano” não o ver nem saber quem ele é e alterar o rumo da história!
-Vai, Ideafix! Encontra o Panoramix e traz-nos a poção mágica! Livra-nos destes romanos, que só podem estar loucos!!

Sem comentários: